"> PARABÉNS TUTÓIA!!! 77 ANOS DE HISTÓRIA QUE O TEMPO NÃO APAGA... - Blog Neto Pimentel

domingo, 29 de março de 2015

PARABÉNS TUTÓIA!!! 77 ANOS DE HISTÓRIA QUE O TEMPO NÃO APAGA...


Quem te conhece não esquece, cidade acolhedora, de diversas potencialidades, tem um comércio que diariamente é acrescido pela migração pendular (deslocamento de pessoas de cidades vizinhas para usar os serviços e consequentemente o comércio), um atrativo para a instalação de comerciantes até de outros Estados. Uma cultura rica, que tem sua maior simbologia na eterna rainha Elza do caroço. 




Agricultura em sua maioria de subsistência, mas é um dos motores de tua economia. Teu pescado é uma das tuas marcas, que lhe propaga além de tuas fronteiras. Tuas paisagens são colírios para turistas que te visitam durante o ano todo e levam na mente imagens que a natureza pincelou e o vento contornou...


Ah Tutóia, o que teus antepassados sonharam pra ti, Paulino Neves, teu fundador, em 29 de março de 1938 foi quem mais lutou e te emancipou. Tantos homens e mulheres desenharam e escreveram tua história, que o tempo consolida, que multiplica-se em cada conto em casa ou na escola perpassada para teu pequeno filho.




Em 1941, tu tinhas apenas 2.518 habitantes (IBGE), que te davam vida em limites maiores do que tens atualmente, limites que diminuíram, mas nunca te impossibilitou de crescer, tua gente, teu povo, somam hoje mais de 56 mil homens, mulheres, crianças, pessoas que dão o tom e fazem os movimentos diários de teu corpo. 




Te conheci em 1993, aos 5 anos de idade, eras ainda a cidade das areais, acesso por pontes de madeira, estrada de piçarra, viagens de lanchas completavam teus transportes. Na educação, conheci o então Jardim de infância Gardênia Ribeiro Gonçalves, em seguida o já extinto Marcílio Dias, Tive de ti, um pouco do conhecimento que alicerçaria minha vida educacional, com base resistente.



Um tempo longe dos teus encantos, mas o destino quis e fez com que nos abraçasse novamente, dessa vez, com muito mais afinco, com muito mais desejo, com um gosto verdadeiro de quem aprendeu a te valorizar.




Com o tempo, mudou um pouco, ganhou outras cores, construções foram acrescentadas em teus espaços, mas a singeleza dos teus gestos ninguém apaga, nem mesmo mazelas que insistem em te ferir, pois o sorriso extraído do teu céu, do teu mar, da tua natureza, da tua gente, do teu contentamento, ah isso é teu bem maior, que encanta, apaixona como a beleza de uma linda mulher, cidade que fascina, amada por todos que bem lhe quer...

   PARABÉNS TUTÓIA, 77 ANOS DE UMA HISTÓRIA QUE O TEMPO NÃO APAGA...


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário