"> COLUNA SAÚDE: Fisioterapia Oncológica - Blog Neto Pimentel

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

COLUNA SAÚDE: Fisioterapia Oncológica


A fisioterapia oncológica tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico buscando o bem estar e a qualidade de vida do paciente.

Pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico podem apresentar disfunções ou sequelas e a fisioterapia, surge como peça fundamental tanto no processo de prevenção quanto no de reabilitação do paciente oncológico. 

A fisioterapia atua no pré e pós operatório de cirurgias de mama, cabeça e pescoço, tumores ósseos e de partes moles, coluna, cirurgias pélvicas e tóraco-abdominais. Também faz-se necessário durante o tratamento de radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. 

Devem realizar tratamento fisioterapêutico pacientes com sintomas relacionados à doença e seus tipos de tratamento, onde é comum encontrar presença de dor persistente, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, encurtamentos musculares, diminuição de amplitude do movimento das articulações e membros, osteoporose, neuropatias, presença de linfedema quando há esvaziamento ganglionar, alterações respiratórias, falta de controle motor, incoordenação, fraqueza muscular, cansaço, incontinência urinária ou fecal entre outros. 

Os objetivos são manter os segmentos corporais bem alongados, com boa força muscular , controlar a dor, melhorar a função pulmonar, prevenir a presença de inchaços e evitar a inatividade no leito.

Fazem parte do tratamento técnicas de drenagem linfática, terapia física complexa, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia entre outros.

Portanto, em se tratando de restaurar, desenvolver ou conservar a saúde física do paciente, o fisioterapeuta é o profissional habilitado para exercer tais atividades com total segurança. 


Fisioterapia, só o fisioterapeuta faz ! 


Por Rosário Ramos, Fisioterapeuta - Clínica Espaço Vida/Tutoia


Nenhum comentário:

Postar um comentário