"> ÁGUA DOCE-MA: Prefeitura realizou Dia D de Combate à Sífilis nas UBS de Cana Brava e Salgadinho - Blog Neto Pimentel

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ÁGUA DOCE-MA: Prefeitura realizou Dia D de Combate à Sífilis nas UBS de Cana Brava e Salgadinho


A Prefeitura de Água Doce do Maranhão, através da Secretara Municipal da Saúde, está em combate contra a sífilis. No ultimo dia 20/10, foi proclamado o dia de combate a sífilis. A secretaria de saúde, através dos postos de saúde, estão fazendo os testes rápidos de hepatite B e C, HIV e Sífilis. No sábado as UBS de Salgadinho e Cana Brava, convocaram todas as gestantes e seus parceiros para fazer os testes. Em Água Doce, não se faz somente o pré-natal da gestante, mas o acompanhamento de seu companheiro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.


Durante o dia D, foram realizadas palestras abordados sobre todos os tipos de sífilis em adultos, gestantes e congênita (em bebês), que são de notificação obrigatória no país há pelo menos cinco anos. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2017, entre 2015 e 2016, a sífilis adquirida teve um aumento de 27,9%; a sífilis em gestantes de 14,7% e a congênita de 4,7%



Os profissionais da Secretaria da Saúde de Água Doce, explicam que a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto. O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. O tratamento de escolha poderá ser aplicada na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

Realização:

Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão
Secretaria Municipal da Saúde


Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário