"> INFORMATIVO ÁGUA DOCE-MA: Equipe de Nutrição da SEMED esteve presente em todas escolas do município - Blog Neto Pimentel

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

INFORMATIVO ÁGUA DOCE-MA: Equipe de Nutrição da SEMED esteve presente em todas escolas do município


A equipe de Nutrição da Secretaria Municipal da Educação – SEMED, de Água Doce do Maranhão, esteve realizando intervenções diárias nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com intuito de aumentar a qualidade da alimentação escolar oferecida. O perfil antropométrico dos alunos é uma ferramenta essencial nesse trabalho.


Thalita Coelho Nutricionista da Equipe de Nutrição da SEMED

Traduzindo em outras palavras, traçar o perfil antropométrico consiste em realizar medições de peso e altura com vistas a avaliar a eutrofia, que é o crescimento adequado para a idade. A análise dessas medidas também permite ao profissional de nutrição avaliar a incidência de pesos baixos ou casos de obesidade, que é, atualmente, uma das maiores preocupações da equipe. “A antropometria é um importante indicador do estado nutricional. É um método não invasivo, de fácil e rápida execução. A partir dos resultados dos perfis analisados, poderemos esboçar as ações de educação alimentar e nutricional que foram desenvolvidas por nós”, informou Thalita Coelho, Nutricionista da equipe técnica da SEMED.

Todas as unidades escolares do município foram visitadas pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, onde foi realizada avaliação nutricional dos alunos. O objetivo final foi melhorar os cardápios, adaptados à realidade das crianças nessa idade escolar, com alimentos que podem ser consumidos por essa faixa etária. Na confecção desses cardápios, são respeitados os critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).



Rosária Dias Secretária Municipal de Educação

A secretária da Educação Rosária Dias, reconhece a importância desse acompanhamento escolar e não mede esforços para auxiliar o trabalho da nutricionista. “A fase escolar coincide com importantes estágios de crescimento, desenvolvimento psicológico e corporal. Alterações do estado nutricional, nesta fase, além de serem relacionadas a problemas de saúde, podem não só comprometer o desempenho escolar, mas também a capacidade produtiva na vida adulta”, declarou.

A equipe de nutrição da SEMED, seguiu realizando visitas em todas as unidades escolares do município, onde foram avaliadas todos os alunos da rede municipal de ensino, durante ano letivo.


Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário