"> Integrantes da equipe de Governo de Santa Quitéria-MA participam de reunião para composição da mesa diretora da Bacia do Rio Parnaíba - Blog Neto Pimentel

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Integrantes da equipe de Governo de Santa Quitéria-MA participam de reunião para composição da mesa diretora da Bacia do Rio Parnaíba


A Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, isso significa que cerca de 4% da área total do nosso país é ocupada por essa Bacia. Porém. Mesmo possuindo uma grande extensão do rio Parnaíba e seus afluentes, essa região é caracterizada pelos índices críticos de abastecimento de água, rede de saneamento básico e tratamento de esgoto. A bacia do Parnaíba está presente nos estados do Piauí, Maranhão e em alguns trechos do estado do Ceará. Com o objetivo de definir metas de ação e preservação ao meio ambiente e por fim, às vidas aquáticas existentes em toda extensão da Bacia do Parnaíba, realizou-se a 4ª reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba - CBH. 

A Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão , que busca vaga na mesa diretora, participou do evento que aconteceu na capital piauiense Teresina, entre os dias 29 e 30 de novembro de 2018 e contou com a participação de representantes dos Estados do Maranhão Piauí e Ceará. Santa Quitéria do Maranhão foi representado pelos Secretário de Meio Ambiente Antonio Alves que destacou a importância da conservação e preservação dos recursos hídricos na região da Bacia do Parnaíba, que possui grandes reservatórios de água subterrânea (também conhecidos como aquíferos) e que, uma vez explorados com responsabilidade sócio-ambiental podem fornecer água de qualidade à população dos municípios banhados pelo Parnaíba, abrangendo uma população de mais de 3,6 milhões de pessoas.

Também esteve presente o Secretario Agricultura de Santa Quitéria do maranhão Paulo Sérgio, ele disse que os rios que compõem a Bacia do Parnaíba são muito importantes para a realização de atividades econômica, com destaque à agropecuária e à piscicultura (criação de peixes). Com bioma variado, a Bacia do Rio Parnaíba tem inicio na Caatinga, passando pela floresta tropical e terminando na área de vegetação litorânea. 

A 4ª reunião do CBH, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba teve como principal objetivo, decidir no âmbito regimental interno, as principais diretrizes à cerca das possibilidades de apresentações de propostas de ações, por parte do comitê representativo; além de chamar os municípios envolvidos a participarem das eleições que formarão a nova diretoria: Santa Quitéria e Balsas, pertencentes ao Estado do Maranhão, estão na disputa direta por vagas nas eletivas, visando fazer parte da mesa diretoria do comitê. 



Fonte: Ascom/ Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário