"> Percepções sobre as transformações do Riacho de Cajazeiras/Tutóia - MA. Conheça o projeto monográfico do Tutoiense Genílson Gonçalves Nunes - Blog Neto Pimentel

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Percepções sobre as transformações do Riacho de Cajazeiras/Tutóia - MA. Conheça o projeto monográfico do Tutoiense Genílson Gonçalves Nunes


Genílson Gonçalves Nunes, é natural do povoado Cajazeiras, município de Tutóia-MA, atualmente, reside na cidade de Porto Alegre-RS. Por lá, realizou o sonho de adentrar no universo acadêmico, onde recentemente concluiu a graduação em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após intensas pesquisas in loco, Genílson desenvolveu o projeto monográfico " Percepções sobre as transformações do Riacho de Cajazeiras/Tutóia - MA". Clique AQUI veja o projeto completo.

Veja abaixo o resumo do projeto:

"A integração e conexão de um determinado lugar podem ser representadas através da construção de rodovias, que acarretam fatores ambientais ou socioculturais. Nessa direção, investigou-se, através da técnica de história oral temática, junto aos moradores do povoado de Cajazeiras/Tutóia - MA, apontamentos sobre as problemáticas referentes ao Riacho de Cajazeiras, buscando sensibilizar para a possibilidade de recuperação e preservação. Constatou-se que a degradação da mata ciliar, cultura do arame farpado, ligada diretamente à ocupação e ao manejo do solo, e a inserção do povoado em outros modos de vida, alteraram a capacidade hídrica do riacho, diminuindo sua vazão. Esse evento ocasionou seu assoreamento e modificou os hábitos culturais do povoado. Com intuito de sensibilizar e integrar os moradores para as questões ambientais, realizaram-se reuniões públicas e atividades pedagógicas de ensino de Geografia com alunos do sexto ano da Escola Unidade Integrada Campos Sales, tais como: identificação de pontos-chaves do povoado através de imagens de satélite, saída pedagógica com roteiro de caminhada pelo igarapé de Cajazeiras, contato direto com manguezais, fontes, nascente, foz e margem do riacho, e com o local obstruído pela rodovia MA-312. Os alunos constataram as potencialidades de recuperação do riacho, possibilitando a retomada da preservação do ambiente"

Genílson Gonçalves Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário