"> INFORMATIVO SANTA QUITÉRIA-MA: Secretaria de Agricultura conclui serviço de aragem em comunidades rurais com ação que beneficiou mais de oitenta famílias de pequenos agricultores - Blog Neto Pimentel

sábado, 26 de janeiro de 2019

INFORMATIVO SANTA QUITÉRIA-MA: Secretaria de Agricultura conclui serviço de aragem em comunidades rurais com ação que beneficiou mais de oitenta famílias de pequenos agricultores


A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, através da Secretaria Municipal Agricultura, concluíram os trabalhos de aração de terras e distribuição de sementes para os trabalhadores (as) rurais do município. A ação beneficiou cerca de oitenta (80) famílias em diversas comunidades, às quais receberam o apoio técnico e incentivo do Governo Municipal. A Secretaria também doou sementes como incremento ao produtor rural para que fossem efetuadas as plantações de milho e feijão.

O Secretário Municipal de agricultura, Paulo Sergio, disse que a ação é mais uma iniciativa da Atual Gestão visando melhorar as condições e qualidade de vida do homem do campo e que, para tanto, o poder público municipal buscou alternativas que alavancassem a produção rural do município. Ainda de acordo com o secretário, as atividades de aração se estenderam aos quatro cantos da municipalidade e teve custo “zero” aos produtores rurais, visto que a Prefeitura arcou com as despesas de combustível e disponibilizou um maquinista que ficou à disposição dos trabalhadores, em suas respectivas comunidades.



O serviço de aragem teve início na segunda quinzena de dezembro de 2018 e atendeu aos trabalhadores rurais das comunidades: gengibre, onça, Bacabal, Capão, Angelim, Buriti Seco, Buriti, Agrestinho, Unha de Gato, Canabrava, Cocal e Maiar dos Cavalos. No total, cerca de 80 famílias de produtores rurais foram beneficiadas gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.


De acordo com o gestor da pasta, a prefeitura disponibilizou “tratores de pneus com grade”, utilizados na preparação dos terrenos para o plantio de lavoura branca como (feijão, milho, mandioca). Os serviços foram concluídos no final da primeira quinzena de janeiro de 2019. Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão ” hora de reconstruir”!
 _______________________________________________________
AÇÃO “JANEIRO ROXO” SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA QUARTA – FEIRA (30): as atividades estão marcadas para acontecerem na Praça Juscelino Kubitschek, a partir das 08h00 da manhã e tem como objetivo, orientar e reforçar as estratégias de prevenção e tratamento da hanseníase no município.

A Prefeitura Municipal de Quitéria do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade do Janeiro Roxo, em alusão a campanha nacional dedicada à conscientização e combate à hanseníase. Uma das principais formas de combater o avanço da doença é o diagnóstico precoce e tratamento imediato.


A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitidas pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro), através do convívio prolongado de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada.


Em 2018, o Maranhão registrou 3.079 casos novos notificados, dos quais 650 em São Luís, sendo o que mais diagnosticou casos no Nordeste, fruto, principalmente, do trabalho educativo e de treinamento de profissionais de saúde desenvolvido pelo Programa Estadual de Controle da Hanseníase, que funcionam no Hospital Aquiles Lisboa (HAL) e Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, na capital.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação marcada para acontecer na quarta – feira (30) de Janeiro de 2019, na Praça Juscelino Kubitschek, a partir das 08h00 da manhã e tem como objetivo, orientar e reforçar as estratégias de prevenção e tratamento da hanseníase no município. Muitos pacientes têm vergonha de buscar tratamento ou não entendem o que é a doença. O preconceito e a desinformação apontam para a necessidade de reforçarmos as informações e ações, através de campanhas como o Janeiro Roxo, disse a secretaria.


Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário