"> ÁGUA DOCE-MA: NASF e ESF da sede realizaram palestra sobre Gravidez na Adolescência para alunos do C.E. José Vieira da Silva - Blog Neto Pimentel

quinta-feira, 11 de abril de 2019

ÁGUA DOCE-MA: NASF e ESF da sede realizaram palestra sobre Gravidez na Adolescência para alunos do C.E. José Vieira da Silva


Na quarta-feira (10/04) o NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e a equipe (ESF) realizaram palestra sobre Gravidez na Adolescência, no Centro de Ensino José Vieira da Silva .

Tendo como objetivo, proporcionar informações e orientações sobre este tema aos alunos da unidade.

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência.

Esse tipo de gravidez em geral não foi planejado e nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.

Espera-se que com este projeto de levar informações e orientações sobre o tema abordado, haja uma maior aproximação e criação de vínculo entre os alunos e os profissionais/serviços de saúde, visando à promoção da saúde da população e estímulo ao autocuidado.


   
_______________________________________________

Ações do PSE começaram a ser realizadas nas escolas municipais

Secretaria Municipal da Saúde do município, por meio do Programa Saúde na Escola – PSE esta realizando ações, que será executada as escolas da rede municipal. Dentre as ações estão: avaliação do estado nutricional, saúde bucal e verificação da situação vacinal de todos os alunos.

Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, as ações foram realizadas na U.E.B José Sarney (Freixeiras)- Francisco de Assis e Pequeno Príncipe (sede). No primeiro passo foi realizada a apresentação do PSE para os professores e alunos que estudam nas escolas. Durante esta apresentação, foram preenchidos os prontuários de cada aluno para um acompanhamento eficaz. 

Na oportunidade foram avaliadas as condições de saúde e a verificação de situação vacinal das crianças. O mais PSE nas escolas é realizado com apoio das equipes das Unidades de Saúde de cada localidade.

   

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, tornando-se uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas publica.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário