"> SAÚDE ANIMAL & ALIMENTOS: Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa sofre mudanças em 2019. Confira!!! - Blog Neto Pimentel

segunda-feira, 13 de maio de 2019

SAÚDE ANIMAL & ALIMENTOS: Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa sofre mudanças em 2019. Confira!!!


Iniciou no dia 1º de maio de 2019 a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, primeira Etapa 2019. Segundo o Calendário Nacional de vacinação contra Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2019, nesta primeira etapa devem ser vacinados todo rebanho de bovinos e bubalinos, independente da idade. 

A Febre Aftosa é uma doença aguda e altamente transmissível, produzida por um vírus e caracterizada por febre alta, manqueira, salivação abundante (baba), dificuldade para alimentar-se, aborto e eventualmente, morte, particularmente em bezerros e suínos. Acomete animais domésticos que tem o casco partido em duas unhas, como: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos, além de animais selvagens como capivara e veado, (PNEFA/MA - AGED, 2019). 

Com a edição da Instrução Normativa n. 11/2018, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, alterou a dose da vacina, reduzindo-a de 5ml para 2ml, com objetivo de reduzir reações da vacina nos bovinos e bubalinos, como os abscessos, caroços que se formam geralmente no local da vacinação. 

Cuidados na aplicação da Vacina contra Febre Aftosa. 

Compre as vacinas somente em lojas registradas. 

- Verifique se estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C. 

- Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre. 

- Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos. 

- Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação. 

- Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml. 

- O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma. 

(MAPA, 2019). 
Maranhão contra Febre Aftosa 

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, AGED/MA, é responsável por executar ações de vigilância e fiscalização contra Febre Aftosa no Estado. Na primeira etapa da campanha de vacinação em 2018, o estado alcançou índice de 97,73% de cobertura vacinal, vacinando 7.785.488 cabeças de bovídeos. 

O rebanho bovino de Tutóia em 2018 era de 2.309 cabeças, alcançando na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa/2018, índice de 100% de animais vacinados. 

Você criador têm de 1º a 31 de maio para vacinar e comprovar a vacinação e de 1º a 15 de junho para comprovar a vacinação, procure o escritório da AGED/MA na cidade em que sua propriedade estar cadastrada. 

ATENÇÃO: Evite multas vacinando e comprovando nos prazos oficiais. 

________________________________________________
Cleide Selma Alves Santana 
Médica Veterinária 
Fiscal Estadual Agropecuário 
Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos 
Mestre em Defesa Sanitária Animal


Nenhum comentário:

Postar um comentário