"> Chuva de granizo assusta moradores em Santa Quitéria do Maranhão - Blog Neto Pimentel

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Chuva de granizo assusta moradores em Santa Quitéria do Maranhão

Igor Almeida do G1 MA, com edição CN1
Moradores dizem ter presenciado fenômeno pela primeira vez na cidade (Foto: Divulgação/Cleideanne Veras)Moradores dizem ter presenciado fenômeno pela
primeira vez na cidade (Foto: Cleideanne Veras)








Em Santa Quitéria do Maranhão,   o fim da tarde dessa quarta-feira (4) foi marcado por uma tempestade com fortes ventos e chuva de granizo, fenômeno que assustou os moradores. “Eu fiquei bastante assustada, já que foi a primeira vez que meus pais e eu presenciamos isso aqui. Assim que começou a chuva, começaram também a cair as pedras de gelo. No início, pequenas mas depois, maiores. Na casa de minha irmã o telhado chegou a ser quebrado por uma dessas pedras”, contou a educadora social, Cleideanne Veras, que tirou algumas fotos logo após a tempestade. As imagens foram cedidas ao G1.
A professora Daza Bastos conta que também ficou muito nervosa. “Foram cerca de 30 minutos de chuva. Os ventos eram muito fortes. Muitas casas ficaram destelhadas e até parte do telhado do ginásio esportivo voou. Inclusive, veio parar telha perto da minha casa”, detalhou a professora.
De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) uma precipitação de granizo justificaria o fenômeno. “Já houve outros registros no Estado, mas raramente frentes frias chegam ao norte do Maranhão – costumeiramente elas chegam ao sul do Estado. Tudo depende das condições atmosféricas, o que provavelmente pode ter ocasionado o fenômeno. Casos como esse são isolados. Provavelmente teremos ventos fortes, altas temperaturas e altos índices de radiação solar”, explicou o metereologista Gunter Reschker.
Detalhe da antena parabólica repleta de pequenas pedras de gelo (Foto: Divulgação/Cleideanne Veras)Detalhe da antena parabólica repleta de pequenas pedras de gelo (Foto: Divulgação/Cleideanne Veras)
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão do tempo na cidade para essa quinta-feira (5), será de sol entre nuvens, com temperaturas que variam entre 24°C e 33°C. Até o fim da semana, as temperaturas máximas podem chegar aos 37°C.
Passado o susto, algumas ruas da cidade ainda estão sem energia elétrica. Equipes da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) já estão no local para restabelecer o fornecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário