"> ÁGUA DOCE-MA: Prefeitura inicia implantação de prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde do município - Blog Neto Pimentel

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ÁGUA DOCE-MA: Prefeitura inicia implantação de prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde do município


Para garantir mais agilidade nos atendimentos nas unidades de saúde, a Prefeitura de Água Doce do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), conforme recomendação do Ministério da Saúde. O município é o único do Baixo Parnaíba a implantar o sistema (PEC).

O treinamento com os profissionais de saúde começou na última segunda-feira (25), na câmara municipal da cidade.


Assessor técnico da Séc. Municipal da Saúde Dr. Carlos Barros

Segundo o Assessor técnico da Secretaria Municipal da Saúde de Água Doce , Dr. Carlos Barros, a digitalização dos prontuários faz parte da estratégia de informatização do processo de trabalho e da qualificação para o atendimento aos moradores de cada localidade do município de Água Doce.

“O novo sistema vai permitir a coleta de informações individualizadas, sem o uso de formulários em papel, ampliando a qualidade no atendimento à população”, explicou.

Dr. Carlos Barros destacou o apoio da gestão da prefeita Thalita Dias e da secretária de saúde, Thaline.

Ele salientou que o novo procedimento utiliza dois softwares (coleta de dados simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) que alimentam o sistema de informações da área da Atenção Básica.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Thaline, '' A instalação será feita em todas as Unidades Básica de Saúde do município. “Será um grande avanço para a coleta, registro e arquivo de informação dos nossos usuários, permitindo que a equipe de saúde realize a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, de acordo com o perfil de cada um, da recepção à finalização da consulta ou procedimentos”, salientou Thaline.

Prontuário eletrônico

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital que reúne o histórico médico, os dados dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do município.





Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário