"> UESPI lança edital do Sisu 2019 com novo curso de bacharelado em Educação Física - Blog Neto Pimentel

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

UESPI lança edital do Sisu 2019 com novo curso de bacharelado em Educação Física


A Universidade Estadual do Piauí lançará o edital de seleção de candidatos para o Sisu 2019 (Sistema de Seleção Unificada) nesta sexta-feira (23), na sala da reitoria, às 9h. Na ocasião, também será lançado o novo curso de bacharelado em Educação Física do Piauí. Para 2019, serão oferecidas 3.805 vagas para 101 cursos de graduação, modalidade presencial, para os 12 campi da instituição, para ingresso no 1º e/ou 2º semestre de 2019, conforme Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O Ministério da Educação divulgou, na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira(21), o edital com as regras e datas para as inscrições no processo seletivo do Sisu, primeira edição de 2019. De acordo com o edital, as inscrições serão feitas no período de 22 a 25 de janeiro de 2019 (horário de Brasília), no site do Sisu.

Na UESPI, do total das vagas ofertadas por curso e turno, 30% (trinta por cento), serão reservadas às políticas de Ações Afirmativas correspondentes aos candidatos cotistas (AF1 e AF2), em decorrência do disposto na Lei Estadual nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, e 70% (setenta por cento) serão destinadas à Ampla Concorrência (AC).

As 3.805 vagas são destinadas para os Campi/Centro de Teresina (Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura e CCS), Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. A seleção dos candidatos no Sisu será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2018. O resultado da primeira edição do processo seletivo de 2019, constituído de uma única chamada regular, será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019.

Novo curso de bacharelado em Educação Física do Piauí

A UESPI será a primeira instituição pública do Piauí a ofertar o curso de bacharelado em Educação Física. Em 2019, serão ofertadas 35 vagas para a graduação no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Atualmente, a universidade possui o curso de licenciatura. Para a implantação do bacharelado, a instituição contará com suporte da Secretaria de Segurança Púbica do estado e as estruturas do Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar. O Pró-reitor de Ensino e Graduação da UESPI, Pedro Soares Júnior, afirma que o curso já tem todo suporte para iniciar em 2019.

“A UESPI já estruturou o quadro de docentes, a estrutura física e pedagógica. Também teremos o suporte das Polícias Militar e Civil com os equipamentos disponíveis no Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) com sua piscina, Centro de Educação Profissional – CEP (antigo CFAP) e Academia de Polícia da Polícia Civil (ACADEPOL) com a estrutura de academias para darem suporte aos futuros bacharéis”, explica o pró-reitor.

O coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da UESPI, Moises Mendes, destaca que o bacharel e o licenciado atuam em diferentes seguimentos da área . “O bacharel atua em clubes, academias, escolinhas, clínicas, enquanto o licenciado atua em sala de aula e com pesquisas acadêmicas”, explica. Para ele, a implantação do novo curso ajudará no fortalecimento da área e do profissional no mercado de trabalho.


Fonte: UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário