"> INFORMATIVO ÁGUA DOCE-MA: Município é beneficiado com um trator agrícola - Blog Neto Pimentel

sábado, 26 de janeiro de 2019

INFORMATIVO ÁGUA DOCE-MA: Município é beneficiado com um trator agrícola

Prefeita Thalita Dias Discursando na Solenidade

Na manhã da segunda feira (22) a Prefeita Thalita Dias, ao lado do Governador Flávio Dino e do Senador Weverton Rocha, participou de uma solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, de entrega de tratores agrícola. A solenidade marcou a entrega de mais de 30 tratores para apoio à agricultura familiar. Entre os municípios beneficiados está Água Doce do Maranhão, que recebeu um trator. O equipamento foi adquirido com a intermediação do Senador Weverton Rocha (PDT).

A prefeita Thalita Dias, que foi convidada a compor a mesa junto ao Governador, em seu pronunciamento Thalita considerou o encontro bastante satisfatório. “Esta parceria com o Governo do Estado é de fundamental importância para do desenvolvimento dos municípios maranhenses, em especial a nossa querida Água Doce do Maranhão”. O Governador Flávio Dino se comprometeu a ajudar na continuidade do desenvolvimento do nosso município, e as demandas estão sendo cumpridas. Hoje Água Doce é contemplada com mais um trator agrícola para beneficiar os agricultores de nosso município. Também agradeço ao apoio do senador Weverton que está sempre ao nosso lado”

O diálogo permanente com as prefeituras faz parte da política de diálogo para a construção e implementação de políticas públicas prioritárias e específicas para cada município. Continuamente, o governador Flávio Dino tem se reunido com prefeitos no Palácio dos Leões, ouvindo as demandas e encaminhando soluções para cada cidade maranhense.

_______________________________________________

NASF realiza atividades em alusão à campanha Janeiro Branco “Quem cuida da mente, Cuida da vida”


Em virtude da importância do tema, o NASF de Água Doce do Maranhão, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família da Sede, realizou na tarde da última segunda-feira (22) de janeiro no prédio câmara municipal, uma roda de conversa com jovens sobre o tema. “Quem cuida da mente, Cuida da vida”. 

A proposta da Campanha Janeiro Branco, é de colocar os temas da saúde mental em máxima evidência, em nome da prevenção e combate a doença emocional da humanidade, estas ações tem sido colocado em prática em Água Doce, desde janeiro de 2018 quando foi lançada a campanha no município, reveja AQUI. A secretaria municipal da saúde vem organizando ações com o objetivo de despertar na população o interesse pelo tema.


Em cada roda de conversa, a equipe do NASF planta a semente da importância de falar abertamente sobre os sentimentos, os medos, as frustrações, os desejos e angústias. Além de sonhos e planos. Tudo isso é estimulado por meio de rodas de conversa, dinâmicas e atividades adequadas a cada grupo.

____________________________________________________________

SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA ALERTA CONTRA A VIROSE DA MOSCA


Com a chegada das chuvas, além dos cuidados pertinentes a inibição da proliferação da larva do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya), a Secretaria Municipal da Saúde de Água Doce do Maranhão, lança também o alerta para a Virose da Mosca.

As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como: Disenteria, Diarreia, Micose, Berne, Tracoma, Conjuntivite, cólera e Febre tifoide.

Estas doenças podem ser transmitidas pelas moscas domésticas porque as bactérias, normalmente, ficam grudadas no seu pelo, podendo ser liberadas sobre a comida ou dentro de feridas na pele, quando entram em contato direto com os humanos.

Além disso, as moscas podem ingerir bactérias que se mantêm vivas durante alguns dias dentro do animal, sendo depositadas na comida humana quando a mosca utiliza a saliva para se alimentar.

Formas de evitar a Virose da Mosca:

- Não deixar acumular o lixo mais de 4 dias dentro de casa;
- Lavar o fundo do recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária 1 vez por semana;
- Utilizar um prato ou outro utensílio para tapar a comida, evitando deixá-la exposta;
- Evitar comer comida que esteve em contato direto com moscas;
- Colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas;
- Usar um mosquiteiro para dormir, especialmente no caso dos bebês.

____________________________________________________________

PREFEITURA DE ÁGUA DOCE DO MARANHÃO É EXEMPLO DE TRANSPARÊNCIA SEGUNDO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Levantamento mais recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), disponibilizado ao cidadão numa página especial do portal institucional do órgão de controle e fiscalização, constatou que a cidade de Água Doce do Maranhão esta entre as 116 prefeituras municipais que cumprem as regras estabelecidas pela Lei Complementar nº 131/09, mais conhecida como Lei da Transparência.

A Prefeitura de Água Doce do Maranhão está com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado, das 217 prefeituras maranhenses, apenas 116 se adequaram à Lei de Transparência em 2018.

Para o município, estar em situação regular com a lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas. Esses documentos são fundamentais para a prefeitura adquirir recursos por meio de convênios.

A Prefeitura de Água Doce do Maranhão desde o inicio desta gestão, está preocupada com a transparência de seus atos, onde mobilizou funcionários em caráter exclusivo para cuidar desta área.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do site eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira)


Mais informações AQUI!


Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário