"> SANTA QUITÉRIA-MA: utilizado para reforçar o serviço de coleta de lixo na cidade, caminhão compactador, com capacidade para até 12 mil toneladas vai agilizar os trabalhos de coleta de lixo doméstico. Fique atento aos dias e horários de coletas! - Blog Neto Pimentel

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

SANTA QUITÉRIA-MA: utilizado para reforçar o serviço de coleta de lixo na cidade, caminhão compactador, com capacidade para até 12 mil toneladas vai agilizar os trabalhos de coleta de lixo doméstico. Fique atento aos dias e horários de coletas!


A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, disponibilizam à população quiteriense, mais um incremento no serviço de coleta de lixo doméstico na cidade, com a chegada do carro compactador. Para melhor atender a população, a Secretaria também disponibiliza dias e horários de coleta em toda a área urbana do município.
  

O caminhão coletor e compactador de lixo será utilizado para reforçar o serviço de coleta de lixo domestico, que está sendo realizado às segundas, quartas e sextas – feiras, nos horários da manhã ( 06h00 às 11:00h) e tarde ( 13h00 às 17h00). Após ser adesivado (plotado) o caminhão, com capacidade para coletar até 12 mil toneladas de lixo, passa a fazer parte da frota e a contribuir para a manutenção da higiene e claro, o combate a diversas doenças relacionadas ao acumulo de lixo, como dengue e leptospirose, que são causadas por mosquitos e o contato humano com a urina de ratos.

  

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, o “lixo domiciliar” é tudo aquilo que uma família produz normalmente no seu consumo diário de alimentos ou produtos de limpeza. Geralmente são restos de embalagens, de comida, de papeis, de sanitários, etc. 

 

Nesse lixo domiciliar, não estão incluídos galhos de árvores (às vezes a árvore inteira!), folhas de coqueiro ou palmeiras, folhas de jardim, restos de poda da grama, e restos de capinação de quintal. Também não fazem parte das coletas de resíduos domiciliares, os entulhos de construção civil, ou seja, areia, pedregulho, madeira, ferro, concreto, tintas, etc…


A aquisição do veículo compactador de lixo faz parte do processo de inserção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos(PMRS), trazendo mais qualidade de vida a população, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e que se encontra em fase de implantação no Município.

 

Para tanto, cada cidadão pode adotar atitudes simples como separar e selecionar o lixo domestico. Entendendo que os munícipes também são responsáveis pelo descarte dos resíduos que estão gerando e, nesse caso, ao produzir entulhos de construção civil, o proprietário do imóvel em obras deve contratar empresas especializadas em disque-entulho. Pois, só elas têm autorização para captar e fazer o descarte do material em locais onde ainda podem ser reaproveitados. 

 

No caso dos galhos e folhas, a secretaria informa que não pode fazer o recolhimento e orienta aos moradores a ensacar devidamente, todos os resíduos. Afinal, muita gente joga os galhos na calçada e até no meio da rua. Esse método errado pode acabar entupindo bueiros, caindo nos igarapés e sujando a casa de vizinhos.


Para que a coleta seja feita com a eficiência esperada, contamos com a sua colaboração, pois, só serão coletados os resíduos dispostos em sacos e sacolas plasticas. Não sendo coletados galhos ou qualquer outro lixo não domestico. Faça sua parte , colabore e FIQUE ATENTO! Marque os dias e horários de coleta de lixo na sua rua, no seu bairro e colabore com a limpeza pública de Santa Quitéria!

DIAS DE COLETA: segundas, quartas e sextas – feiras,

HORÁRIOS E TURNOS: manhã ( 07h30 às 11:00h), à tarde ( 13h00 às 17h00).



Fonte: Ascom/ Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário