"> SANTA QUITÉRIA-MA: Prefeitura reúne com comissão de professores para tratar sobre unificação de matrículas - Blog Neto Pimentel

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

SANTA QUITÉRIA-MA: Prefeitura reúne com comissão de professores para tratar sobre unificação de matrículas

Unificação de matriculas é tema de reunião entre educadores e Prefeito Alberto Rocha. Um edital regulamentando o processo deve ser divulgado em breve e servidores serão convocados a optar pela unificação.



O Ministério Público Estadual do Maranhão, por meio de um parecer emitido em 2016, recomenda a unificação de matriculas de servidores públicos. O parecer tem como objetivo, impedir que servidores públicos obtenham acúmulo de cargos nas esferas públicas federal, estadual e municipal. De acordo com a Constituição, em seu (Art. 212) - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, ressalvados os casos previstos na Carta Magna. 

Em obediência às recomendações e adequações às normas do MPE - (MA), o Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Rocha, esteve reunido na última quarta - feira (13) com uma comissão de professores com o objetivo de dar início às discussões com relação ao processo de unificação de matriculas dos servidores municipais da educação, visto que a área possui profissionais com matriculas tanto a nível estadual quanto municipal. 

Para os professores, as vantagens vão desde ampliar os rendimentos, poder se dedicar a uma atividade somente na rede municipal de ensino e até mesmo, exercer a função em outra esfera da estrutura pública, como prevê a Constituição Federal. A unificação de matrículas não representará despesas adicionais ao município e o servidor (a) ficará apenas com uma matricula de 40 horas e outro de 20 horas, respeitando salário e jornada de trabalho. 

O Ministério Publico Estadual (MPE-MA) esclarece-se que não se trata de avaliar sobre a compatibilidade ou não da carga horária de trabalho do servidor na acumulação, mais sim, de respeito à vedação constitucional sobre a quantidade de cargos que um servidor público pode preencher. O Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, lei nº. 6.107/94, também trata da acumulação remunerada de cargos públicos, em seu art. 212, in verbis: 

Leia mais: Decreto nº 31.538, de 11 de março de 2016 

http://www.stc.ma.gov.br/legisla-documento/?id=4159


Segundo o Prefeito Alberto Rocha a unificação trará todos os benefícios previstos no texto da lei. O Gestor destacou que um planejamento pedagógico adequado trará mais tranquilidade ao professor, que pode facilitar o conhecimento ao aluno de forma mais correta. Na concepção do Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, quando o educador trabalha em uma única escola há uma melhoria no rendimento do processo ensino-aprendizagem.

Um decreto regulamentando o processo de unificação de matriculas dos servidores públicos municipais de santa Quitéria do maranhão deve ser divulgado nos próximos dias pelo Executivo e os servidores convocados. A medida coloca o município na vanguarda das unificações de matriculas de servidores públicos municipais no Estado.

A prefeitura informou que, nos casos em que a acumulação irregular está sendo comprovada, os servidores estão sendo orientados a optar entre os cargos que acumulam, seguindo as regras previstas na Constituição.


Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário