"> SANTA QUITÉRIA-MA: Prefeitura reforça ações contra leishmaniose no município - Blog Neto Pimentel

terça-feira, 2 de abril de 2019

SANTA QUITÉRIA-MA: Prefeitura reforça ações contra leishmaniose no município

A Prefeitura de Santa Quitéria por meio da secretaria de Saúde com apoio da Unidade Regional de Saúde de Chapadinha segue com a intensificação das ações de prevenção e combate à leishmaniose no município.

As ações foram realizadas entre os dias 19 e 24 de março pelos agentes de endemias e uma equipe do setor de entomologia da Regional de Saúde nos seguintes povoados: 

- Santa Filomena
- Sucuruju
- Rio Grande dos Lopes
- Rio grande dos Gonçalves e Rio Grande dos Coró

Durante uma semana, as equipes coordenada pelo médico veterinário e coordenador de Zoonoses do município, Elder Mariano realizaram serviços de educação em saúde, borrifação de inseticida e inquérito canino com coleta de sangue dos animais, que visa prevenir e combater à leishmaniose (visceral e tegumentar americana), que é transmitida ao cão pelo mosquito Flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito-palha.

De acordo com o prefeito Alberto Rocha o trabalho de combate a leishmaniose é uma constante nio município. Para o coordenador Elder Mariano, as ações de bloqueio à doença serão reforças com a captura de animais soltos e outros serviços de prevenção.

Durante o mutirão foram realizadas as seguintes ações:

- Mais de 134 casas borrifadas 
- 90 testes rápidos para LVC, leishmaniose visceral canina foram realizados
- E foram identificados novos casos suspeitos da doença, que foram encaminhados ao Hospital Municipal

Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário