"> Ações de prevenção marcam Dia Nacional do Diabetes em Santa Quitéria do Maranhão - Blog Neto Pimentel

terça-feira, 25 de junho de 2019

Ações de prevenção marcam Dia Nacional do Diabetes em Santa Quitéria do Maranhão

USB do bairro Passarada realiza orientações sobre reeducação alimentar, com sorteio de brinde entre os pacientes.

O Dia Nacional do Diabetes foi marcado por ações de conscientização e oferta de serviços gratuitos de saúde, nesta terça-feira (25), em Santa Quitéria do Maranhão. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou testes para verificações de glicemia e pressão arterial na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Passarada. A comunidade também recebeu orientações sobre reeducação alimentar.


Em santa Quitéria do Maranhão, a Secretaria Municipal de Saúde explica que a diferença dos níveis encontrados nos testes de glicemia será considerado normal caso o exame de glicose “em jejum”, seja inferior a 99. Ainda segundo a saúde municipal, caso o resultado fique entre 100 e 125, o paciente é considerado pré-diabético. Já de 126 em diante a doença é confirmada. A diabetes é uma doença crônica e aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que o açúcar do corpo se mantenha normal.


Existem dois tipos de diabetes mellitus, que são: Tipo 1, presente em 10% dos diabéticos e na qual o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias. Já o tipo 2, que é mais comum depois dos 30 anos em pessoas obesas e idosas, o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com diagnósticos de diabetes infantil. São aproximadamente 300 mil casos de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.  


Diante deste número alarmante, a Secretária Municipal de Saúde de Santa Quitéria, afirma que é necessário que os pais atentem para a alimentação dos filhos, evitando doces e refrigerantes.“ É necessário incentivá-los a comer coisas mais saudáveis, ricas em nutrientes e com menos açúcar. Assim, além da diabetes, ajudam também na prevenção da obesidade”, explicou a gestora municipal de saúde, Ivanilde Barros. Na oportunidade, Ivanilde destacou que o município disponibiliza tratamento da doença à população na rede municipal de saúde e concluiu que para ter acesso ao atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.


Ao final da ação de conscientização e enfrentamento a diabetes na UBS – Passarada, houve o sorteio de um aparelho de glicemia para o (a) paciente com a Diabetes mais controlada. Com 102 mg/dl, a ganhadora foi a paciente Maria Januária.


Por: Francisco Araújo
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário