"> ELEIÇÕES 2020: Avaliação do cenário político para eleições municipais de Brejo a Tutoia - Blog Neto Pimentel

terça-feira, 11 de agosto de 2020

ELEIÇÕES 2020: Avaliação do cenário político para eleições municipais de Brejo a Tutoia

Eleições 2020: Partidos realizarão convenções a partir de 31 de ...

De 31 de agosto a 16 de setembro ocorrerão as convenções que irão definir os candidatos a prefeitos e vereadores que irão concorrer ao pleito eleitoral, que por conta da pandemia, será realizado no dia 15 de novembro. Após algumas sondagens com populares e análises de algumas pesquisas, foi possível realizar uma leitura do cenário em alguns municípios. Veja abaixo: 

Brejo - Na centenária cidade de Brejo, que leva a marca de não reeleger prefeito, quem teve dois mandatos, saiu e depois voltou. O atual prefeito Zé Farias tenta a reeleição, porém, com a união entre Olívia Caldas e professora Idenilde, a disputa fica empatada na margem de erro, conforme mostra algumas pesquisas, deixando para o momento eleitoral, quem será o favorito a vencer as eleições, se Zé ou Olívia. 

Milagres do Maranhão - Na cidade de Milagres, governada pelo jovem prefeito Leonardo, comenta-se sobre um possível retorno de Zé Augusto e que Leonardo concorreria sem o apoio do tio. Se é especulação ou não, a disputa é entre o grupo de Zé Augusto  com o atual prefeito Leonardo x professora Claudete. Ao que tudo indica, professora Claudete, segunda colocada em 2016, apresenta uma leve vantagem para este pleito de 2020. Aguardar pra vê! 

Santa Quitéria-MA - Com a morte prematura do prefeito Alberto Rocha, assumiu o comando da prefeitura, a atual prefeita Aninha, que mantinha um compromisso político com a pré-candidata Sâmia Moreira, porém, no cargo, Aninha anunciou que seria candidata a reeleição, com isso, 3 grupos iriam concorrer ao pleito. O de Aninha, o de Sâmia e Eliézio e o do ex-prefeito Manin Leal. Recentemente, foi anunciado que Aninha não teria independência partidária no PDT, e que o partido apoiaria Sâmia, se não houver fato novo, a disputa fica polarizada entre Sâmia e o grupo de Manin, com uma leve vantagem para Sâmia Moreira. 

São Bernardo-MA- A cidade de São Bernardo, após desistência do principal candidato de oposição, Monteiro da Farmácia e mesmo com outros candidatos de oposição ao atual prefeito João Igor, parece ser uma das poucas cidades do Estado, onde o prefeito caminha para uma reeleição um tanto quanto tranquila, evidentemente que não existe eleição fácil. 

Magalhães de Almeida - Lá por Magalhães de Almeida, que já teve disputas acirradas, com prefeito sendo eleito com diferença de menos de 100 votos, o líder político e ex-prefeito Neto Carvalho vêm liderando as últimas pesquisas de intenção de voto, contra o principal concorrente, Costa Junior. Na política, com cenários consolidados, o que pode mudar, é um fato novo, não havendo, tudo indica, que Neto Carvalho poderá vencer o próximo pleito. 

Santana do Maranhão - Na jovem cidade de Santana, pela primeira vez em sua história política, parece que um candidato fora dos grupos dos Tavares e dos Almeidas poderá vencer o pleito eleitoral que se avizinha. O contador Márcio Santiago, vêm liderando as últimas pesquisas de intenção de voto, contra nomes como o ex-prefeito João Almeida, o atual prefeito Fransquim Tavares e o vereador Carmelita. 

Araioses - A cidade de Araioses, tem sido marcada por resultados as vezes inesperados, se não houver modificação, seja do povo ou jurídica, os nomes de Valéria do Manin apoiado por Wellington do Posto e de Luciana Trinta deverão ser um dos nomes que vencerão o pleito. É importante ressaltar, que Araioses, as vezes define o favorito nos acréscimos do jogo, se isto acontecer, outro nome poderá aparecer em evidência. Aguardar pra vê!  

Água Doce-MA - A atual prefeita Thalita Dias também caminha para reeleição com certa vantagem para seus adversários. Recentemente, o ex-prefeito Rocha Filho, anunciou seu apoio ao vereador Osvaldo. Outros nomes com Zé Wilson e Vinicius Castelo Branco, também anunciaram que são pré-candidatos a prefeitos. Como já mencionado, não havendo fato novo, ao que tudo indica, Thalita é a favorita para vencer o pleito. 

Paulino Neves - O Atual prefeito Roberto Maués polariza a disputa com o ex-prefeito Raimundinho Lídio, como terceira via, aparece o novato Neto Rodrigues. De acordo com as últimas pesquisas analisadas, Raimundinho Lídio é forte favorito para retornar ao comando do município. 

Tutoia - A bela cidade de Tutoia, entre todas as citadas, é a que mais apresenta pré-candidatos a prefeitos. O atual, Romildo do Hospital, com obras espalhadas por todo município, tenta recuperar a densidade rumo a reeleição. Outro nome bastante citado por populares e até como favorito a vencer o pleito, é do ex-prefeito Diringa Baquil. O médico Dr. Francisco também vêm sendo bem comentado, assim como o vereador Viriato Cardoso da Frente Tutoia. O sindicalista Elivaldo Ramos também aparece com razoável pontuação. Outros nomes se apresentam também como pre-candidatos ( Chico Canaviera, Lourdes Ramos, Rosário Ramos, PC da Pousada, Aluísio Rocha e Abdon de Andrade). Após as convenções, o cenário político de Tutoia começa a ser melhor definido, pois acredita-se que restarão 3 ou 4 nomes com densidade para disputar o pleito. 
 

Um comentário:

  1. Um dos nomes bem avaliado aqui em Araioses é do policial e pré- candidato a prefeito MONHATA que tem muita aceitação tanto na sede quanto na zona rural e que tem tudo para vencer as eleições

    ResponderExcluir