"> Inventário Turístico de Tutoia é apresentando pela Secretaria Municipal de Turismo - Blog Neto Pimentel

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Inventário Turístico de Tutoia é apresentando pela Secretaria Municipal de Turismo


No final do mês de julho, a Secretaria Municipal de Turismo apresentou o Inventário Turístico de Tutoia. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tutoia e a Universidade Federal do Maranhão. O Inventário é fruto de um trabalho de um ano, entre visitas técnicas e intensas pesquisas. 

Na ocasião estiveram presentes, o prefeito municipal, Romildo do Hospital, a secretária de turismo, Fernanda Souza, o técnico da SEMTUR, Nathan Oliveira, o presidente da ATRATUR, Patrick Araújo e o professor da UFMA, Saulo Ribeiro, além de representantes da sociedade civil.


O Inventário Turístico de Tutoia foi coordenado pelos professores Saulo Ribeiro e Angela Leite, do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” e contou com a participação de bacharéis em Turismo e alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís e São Bernardo.

O projeto do inventário teve início em julho de 2019, com a primeira visita a Tutoia, onde foram coletados diversos dados e informações sobre infraestrutura, serviços e produtos turísticos, equipamentos turísticos, atrativos naturais, culturais e artificiais, além da pesquisa de demanda turística. Ao longo do processo de elaboração do inventário teve-se também a busca por materiais secundários, já produzidos sobre o município.


Saulo Ribeiro parabenizou a Prefeitura de Tutoia, pela iniciativa da realização do inventário e reforçou a importância dos municípios buscarem parcerias com instituições como a UFMA, para a realização de trabalhos como esse. O Inventário da Oferta Turística de Tutóia seguiu a metodologia do Ministério do Turismo aliada a expertise do Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”.


A secretária de turismo, Fernanda Souza, ressalta que esse inventário, além de ser imprescindível para o poder publico, por contribuir para um planejamento turístico sustentável, ele será útil para turistas em busca de informações sobre a região, poderá ser usado por estudantes, e também por empreendedores e investidores que procurarem informações sobre Tutoia. 

Romildo do Hospital enfatizou que a realização do Inventário Turístico de Tutoia é mais uma ação da sua gestão, para o crescimento e fortalecimento do nosso turismo, por acreditar na importância da atividade turística para o desenvolvimento da cidade.

O Inventário Turístico de Tutoia está disponível em arquivo PDF nesse link:

https://drive.google.com/file/d/1fDNJ4aFInyRs2DaDDxhlbb9GIX0DDmhV/view


Fonte: Semtur


Nenhum comentário:

Postar um comentário